Hollywood Studios

Walt Disney World: Hollywood Studios

Oi, gente! Tudo bem? Hoje eu vou falar do Disney’s Hollywood Studios, um parque que já teve outro nome, já mudou algumas vezes de monumento principal e já passou por várias outras reformas. Tem muita coisa para fazer nesse parque, muitas apresentações ao vivo e as duas lands mais novas do complexo Disney. Vamos começar o passeio?

O Disney’s Hollywood Studios foi o terceiro parque da Disney a ser inaugurado em Orlando, em 1989, com o nome Disney-MGM Studios. A ideia inicial não era construir um novo parque, mas um novo pavilhão no Epcot sobre cinema.

Com a Universal construindo um parque inteiro sobre o tema ali em Orlando, a Disney decidiu expandir o projeto. Na época eles buscaram parceria com a Metro-Goldwyin-Mayer (MGM), na intenção de usar suas marcas e logo no parque. Mas a parceria acabou antes mesmo do parque ser inaugurado.

Na época, a Disney não produzia filmes em Orlando – e combinar parque temático com estúdio de cinema era algo que a Universal já vinha fazendo na Califórnia e pretendia fazer em Orlando também. O Disney-MGM serviria para esse propósito. A MGM alegou que o contrato não incluía o funcionamento de um estúdio de cinema e processou a Disney em 1988.

Ainda assim, o Disney-MGM Studios foi inaugurado em 1989 com duas atrações: (as falecidas) The Great Movie Ride e Studio Backlot Tour. No fim, a Disney permaneceu com o direito de usar o nome e o logo da MGM no parque da Flórida e ele foi ganhando novas atrações. Em 2008, porém, a Disney decidiram mudar o nome para Disney’s Hollywood Studios.

Sorcerer’s Hat (Chapéu do Feiticeiro), erguido em 2001, para o centenário do Walt Disney, e retirado em 2015, para tristeza dos fãs.

Desde então o parque passou por várias mudanças: atrações fecharam, novas lands foram criadas, monumentos foram colocados e demolidos, e até foi levantada a possibilidade de uma mudança de nome em 2015, pelo então CEO da Disney, Bob Iger.

Tantas mudanças fizeram do Hollywood Studios um parque imperdível em uma viagem para Orlando. Como os outros parques temáticos da Disney, ele se divide em áreas (lands) e agora vamos ver cada uma delas.

Sugestão: que tal abrir o mapa do parque para acompanhar esse post?

Hollywood Boulevard

A rua principal do parque é a Hollywood Boulevard. É por ela que entramos no Hollywood Studios. Aqui ficam os principais serviços do parque: mapas, aluguel de carrinhos, aluguel de armários e o Guest Relations, o lugar onde você deve ir para resolver qualquer problema.

Logo que entramos no parque encontramos o Crossroads of the World, uma réplica do monumento de Los Angeles, mas com um Mickey no topo. À esquerda fica a Sid Cahuenga’s One-of-a-Kind, a lojinha dedicada ao PhotoPass. Ultimamente tem tido encontros com personagens em frente à ela.

Crossroads of the World na entrada do Hollywood Studios.

A principal loja da rua é a Mickey’s of Hollywood, onde podemos encontrar os mais variados produtos: orelhinhas, pins, MagicBands, blusas, produtos Star Wars, produtos sasonais, entre outros. Do outro lado da rua está a Celebrity 5 & 10, que vende itens decorativos, além de roupas, orelhinhas, MagicBands e outros.

Nessa rua acontece uma interação com os “moradores de Hollywood” (Citizens of Hollywood), que chegam em seus carros antigos, com roupas extravagantes e falando alto, fazendo piadas. Não é nada de mais, mas para quem entende inglês é bem divertido. Os artistas são muito bons!

Na primeira esquina à direita está o Trolley Car Café, o Starbucks do parque que está sempre cheio pela manhã. Procurando um frappuccino, um latte ou alguma coisa para o café-da-manhã é aqui que você vai encontrar. Na segunda esquina está o sofisticado restaurante table The Hollywood Brown Derby.

Subindo toda a Hollywood Boulevard chegamos à praça que forma o maior Mickey escondido do complexo. Não conseguimos vê-lo do parque, somente de imagens aéreas, mas é uma curiosidade. Nela fica a réplica do Teatro Chinês de Hollywood. Aqui o teatro é lar da mais nova atração do parque, Mickey and Minnie Runway Railway. Nesse passeio somos transportados para dentro dos curtas animados do Mickey e da Minnie.

Sunset Boulevard

Virando a direita da Hollywood Boulevard chegamos à Sunset Boulevard, também conhecida como a rua que abriga a melhor atração do parque (e só minha opinião importa). Aqui estão as duas atrações mais radicais do Hollywood Studios.

A primeira, no final da rua à esquerda, é a Rock ‘n’ Roller Coaster Starring Aerosmith. No pré-show encontramos os integrantes da banda Aerosmith ensaiando num estúdio. Eles nos dão boas vindas e conversam um pouco até que a agente da banda chega dizendo que eles estão muito atrasados para o show. A banda, então, pede que os visitantes sejam levados com eles, então seguimos para entrar numa limousine muito grande e muito rápida.

A Aerosmith é a montanha-russa mais radical da Disney. Embora ela seja indoor e não seja super alta para ter grandes quedas, ela tem curvas bruscas, loop e é muito, muito rápida! O percurso é feito com pouca iluminação e ao som das músicas do Aerosmith. As filas são grandes, mas ela é imperdível!

Num “puxadinho” ao lado da Aerosmith fica um teatro onde acontece a Lightning McQueen’s Racing Academy, um showzinho com o Relâmpago McQueen usando o simulador de corridas para mostrar o que é preciso para ser campeão. O Relâmpago McQueen aparece no palco e o animatrônico é impressionante! Muito realista. Para quem está com crianças ou é fã de “Carros”, vale a pena.

A segunda grande atração da Sunset Boulevard pode ser vista já do começo da rua. Lá no final, à direita, está a The Twilight Zone Tower of Terror, ou simplesmente Torre do Terror. Essa é, de longe, minha atração preferida do Hollywood Studios e talvez da Disney, então vou fazer propaganda aqui.

A Torre do Terror é inspirada na série “The Twilight Zone” (no Brasil, “Além da Imaginação”), uma série de ficção científica do final dos anos 1950, que fez muito sucesso na época. A história da Torre foi criada para a atração, mas com a essência que a série carregava.

A história da atração se passa no Hollywood Tower Hotel, um hotel de luxo muito famoso e procurado por celebridades nos anos 1930. No Halloween de 1939, durante uma tempestade, cinco pessoas entraram no elevador e nunca mais foram vistas. O incidente causou a ruína do hotel e o elevador nunca mais foi usado… Até agora.

Depois de todo esse envolvimento na história, nós entramos no elevador para despencar de 13 andares! O melhor é que a sequência de quedas é selecionada aleatoriamente pelo sistema da atração, então dificilmente você vai ter a mesma experiência, mesmo indo várias vezes. É ou não é perfeita?

Outra atração famosa da Sunset Boulevard é o Beauty and the Beast – Live on Stage. O show acontece no Theater of the Stars, bem perto da Torre do Terror. Essa apresentação ao vivo de 25 minutos reconta a história de “A Bela e a Fera” através de suas músicas. Dá para se emocionar ao som de “Belle”, “Be Our Guest” e “Beauty and the Beast”. É lindo demais!

O show acontece em vários horários ao longo do dia. Consulte o site da Disney para saber em que horários ele vai ser apresentado no dia da sua visita. E não se esqueça de checar também no aplicativo My Disney Experience, porque a Disney pode cancelar ou mudar os horários de repente.

Todos os restaurantes da área são quick services e, pessoalmente, acho que tem lugares melhores para se comer no parque. O Sunset Ranch Market na verdade é como uma praça de alimentação: são vários quiosques com pratos diferentes dividindo a mesma área de mesas.

Vou passar rapidinho por cada um deles. O Anaheim Produce oferece frutas e outros lanchinhos rápidos e saudáveis. O Catalina Eddie’s oferece pizzas padrão fast-food de parque. O Rosie’s All-American Cafe oferece hambúrgueres e batata frita. O Fairfax Fare tem uma tendência mexicana, então oferece vários pratos com carne de porco desfiada, incluindo fajitas, empanadas e saladas.

Animation Courtyard

A Animation Courtyard é uma área que tem mais apresentações ao vivo e encontros com personagens. Logo que entramos na área, à esquerda fica o Voyage of the Little Mermaid, um show musical ao vivo que conta de maneira bem rápida e resumida a história de “A Pequena Sereia”.

O show é antigo, mas é bem bonito. Quando cantam “Under the Sea”, eles usam uma técnica que os bonecos são fluorescentes e o fundo é bem escuro, então realmente parece que eles estão nadando no palco. “Part of Your World” e parte de “Poor Unfortunate Souls” também fazem parte da apresentação.

No prédio da frente fica o Disney Junior – Live on Stage!, um show com os personagens do Disney Junior mais voltado para o público infantil. Se seu filho ou sua filha é fã da Princesinha Sofia, Dra. Brinquedos ou Jake Pirata, esse é o lugar. Na frente do prédio alguns desses personagens posam para fotos.

Nos fundos da área fica o Star Wars Launch Bay, um grande galpão totalmente dedicado à saga. Essa “atração” ficou um pouco sem propósito depois da inauguração da área de Star Wars, mas ela ainda está lá. Em uma sala é exibido um vídeo com imagens dos novos filmes e em outra sala tem uma grande exposição de coisas que foram usadas nos filmes ou réplicas.

O principal da Launch Bay, na minha opinião, são os encontros com personagens. Eles variam bastante, tem que ver quem vai estar lá no dia da sua visita. Já estiveram por aqui: Kylo Ren, Chewbacca, BB-8 e Darth Vader!

A última atração da área é o Walt Disney Presents, que é mais um tributo ao Walt que uma atração propriamente dita. Num grande salão ficam expostos objetos, notícias e produtos relacionados à vida do Disney. Como um pequeno museu, estão dispostas placas com um pouquinho da história da vida dele, além de maquetes dos parques e vídeos de pronunciamentos do Walt. É bem legal se você se interessa pela história dele.

Aqui também costuma ter encontros com personagens de filmes recentes e sneak peeks de filmes que estão para ser lançados. Os personagens também variam muito e quando não tem nenhum filme novo para estrear, eles colocam personagens queridos. Em 2019 o Mike e o Sulley de “Monstros S.A.” estavam por lá.

Echo Lake

Lembra que eu falei que na praça principal tem o maior Mickey escondido da Disney, que só pode ser visto de imagens aéreas? Então, uma das orelhas desse Mickey é o Echo Lake. Essa área tem atrações e restaurantes bem legais.

Logo no começo de Echo Lake fica o restaurante Hollywood & Vine, que oferece refeições com personagens. No café-da-manhã, os personagens são do Disney Junior. Já o jantar é com a turma do Mickey. O legal dessa refeição é que as roupinhas dos personagens mudam de acordo com a época: primavera, verão, Halloween, Natal… É lindo! Os personagens podem variar, mas normalmente aparecem Minnie, Mickey, Margarida, Donald e Pateta.

Ao lado dele fica outro restaurante temático: 50’s Prime Time Cafe. A ideia desse restaurante é nos transportar para uma refeição em família nos Estados Unidos dos anos 1950. A decoração é bem retrô, como se estivéssemos comendo numa cozinha, e os cast members tratam os guests como “primos”.

A interação com os cast members, para quem entende inglês, é bem legal. Eles entram mesmo no personagem e até brigam com os guests que sujam a mesa ou que não comem os legumes. A comida é “comfort food” americana, ou seja, comida caseira: frango frito, carne de porco, torta de frango, almôndegas, entre outros. Eles servem uns milkshakes bem gostosos, com destaque para o de manteiga de amendoim e geleia, que está no meu Top 5 doces da Disney.

Os dois restaurantes exigem reserva antecipada. As reservas podem ser feitas com 180 dias de antecedência pelo site da Disney ou pelo aplicativo My Disney Experience.

Em Echo Lake acontece o show de “Frozen”, o For the First Time in Forever: a Frozen Sing-Along Celebration. Nesse show, dois “moradores de Arendelle” recontam a história do filme de forma muito engraçada. Na hora das músicas, as letras aparecem no telão para todo mundo cantar junto. A Anna e o Kristoff aparecem em alguns momentos e a Elsa só aparece no final, para cantar “Let It Go” e fazer nevar.

O Olaf não aparece no show, mas ele encontra os visitantes para fotos no Celebrity Spotlight, perto do teatro do For the First Time in Forever.

Outro show que acontece nessa área é o Indiana Jones Epic Stunt Spectacular! Esse show mostra como algumas cenas de filmes de ação são gravadas, então tem explosão, tiro, lutas, tudo ao vivo, feito por dublês. O show tem muitas interrupções, quando os profissionais explicam em inglês alguns detalhes técnicos da cena que acabamos de ver. Mesmo assim, é muito legal para quem vai pela primeira vez.

Na saída do Indiana Jones está o quiosque Epic Eats, onde podemos comprar o tão falado Funnel Cake. Esse snack famoso é um “ninho” de bolinho de chuva. Ele pode ser servido só com açúcar, com sorvete e calda de morango ou com sorvete e cookies ‘n cream.

Seguindo ali, temos o simulador Star Tours – The Adventures Continue. Essa atração tem centenas de combinações de imagens e efeitos, então é muito difícil ter a mesma experiência, mesmo repetindo a atração várias vezes. O simulador ficou meio “perdido” depois da inauguração da área de Star Wars, mas ainda é bem legal, especialmente para os fãs.

Ainda no tema Star Wars, nessa área acontece o Jedi Training: Trials of the Temple, que é um “treinamento” para crianças de 4 a 12 anos se tornarem Jedi. Elas são treinadas e no fim enfrentam os vilões da saga. É muito fofo!

Commissary Lane

A Commissary Lane é só uma rua e não tem nenhuma ride nessa área, mas tem um encontro especial com personagens: Mickey Feiticeiro e Minnie com roupa de gala no Red Carpet Dreams. Encontramos com eles separadamente, mas é uma fila só para os dois personagens.

Tem dois restaurantes muito legais nessa área também. O quick service ABC Commissary tem bastante lugar para sentar e tem aquelas comidas comuns de parque, como nuggets e hambúrguer, mas também tem umas opções diferentes, como peixe e camarão empanado e costela de porco com legumes.

O outro restaurante é o Sci-Fi Dine In Theater Restaurant, que é bem concorrido e precisa de reserva. O tema do Sci-Fi é muito legal! Ele simula um cinema Drive-In, então as mesas são em formato de carro, as pessoas sentam em duplas como se estivessem nos bancos, e tem um telão passando trechos de filmes antigos de ficção científica. Dentro do restaurante parece que está sempre de noite. Ele oferece hambúrgueres, saladas e milkshakes muito bons!

Grand Avenue

Tanto a Commissary Lane como a Echo Lake acabam na Grand Avenue. Essa área parece já ter seu fim anunciado, porque é ela que está separando o Star Tours da Galaxy’s Edge, e só tem uma atração bem antiga aqui. O que sobrou da antiga Muppet Courtyard está na Grand Avenue.

A única atração é a Muppet*Vision 3D, um show de comédia que mistura filme 3D e bonecos. É muito antiga e pode ser entediante para quem não entende inglês, por isso é daquelas atrações para ir se tiver tempo.

Essa área ainda tem um quick service de pizzas, o PizzeRizzo; e um restaurante italiano table service bem procurado: o Mama Melrose’s Ristorante Italiano.

Star Wars: Galaxy’s Edge

A área mais nova do parque é a Star Wars: Galaxy’s Edge, obviamente ambientada no universo Star Wars. Eu acho importante os fãs alinharem suas expectativas sobre essa área, então eu vou explicar o que a Disney fez aqui.

O ambiente e a história da Galaxy’s Edge foram criados exclusivamente para o parque. Aqui você entra no planeta Batuu, um antigo ponto de reabastecimento e comércio que acabou perdendo sua importância com o tempo e agora é frequentado por contrabandistas, trapaceiros e aventureiros.

Embora você encontre inúmeras referências aos filmes da saga e toda a ambientação seja inspirada nesse universo, a Disney não reproduziu um cenário específico de algum filme. A intenção é fazer os visitantes viverem sua própria “história Star Wars” e não simplesmente entrarem num cenário já visto nos filmes.

A área é incrível até para quem não é fã (meu caso). Ela é gigantesca, muito rica em detalhes, tem muita coisa para fazer e é linda! Vamos começar pelas atrações.

O grande símbolo da Galaxy’s Edge é nada mais, nada menos que a Millennium Falcon. A nave é enorme, cheia de detalhes, feita para enlouquecer os fãs mesmo. Dentro dela temos a Millennium Falcon: Smugglers Run, um simulador que nos dá a chance de controlar a nave.

São seis passageiros por cockpit e somos divididos em dois pilotos, dois engenheiros e dois atiradores. Todos têm suas funções, mas com certeza a mais legal é a de piloto. O mais legal (ou não) é que temos mesmo que “jogar” bem para completarmos nossa missão.

A segunda e principal atração da área é a Star Wars: Rise of the Resistance. Para os fãs é um prato cheio, porque a atração foi desenvolvida para fazer os visitantes se sentirem dentro de uma batalha contra a Primeira Ordem. A atração já começa na fila, com cast members atores inserindo todo mundo na experiência, e a atração em si mistura cenários reais, animatrônicos e simulador.

A Rise of the Resistance é a atração mais concorrida do parque e atualmente está funcionando com fila virtual. O assunto merece um post só dele, mas em resumo: o agendamento deve ser feito pelo aplicativo do My Disney Experience e o sistema só abre quando o visitante ultrapassa a catraca do parque. Os visitantes são distribuídos em grupos por ordem de chegada e são chamados em determinados horários para entrar na atração.

O problema é que as vagas são limitadas e se esgotam logo de manhã. Como a Disney deixa os guests entrarem no parque 1 hora antes do horário oficial de abertura das atrações, o que faz com que as vagas se esgotem mesmo antes do parque abrir oficialmente. Para ir nessa atração, tem que chegar muito cedo ao Hollywood Studios, horas antes da abertura.

Os fãs que quiserem viver mais a experiência podem tomar uns drinks no Oga’s Cantina, um bar super tematizado, super concorrido e que exige reserva. Tem também dois quick services: Ronto Roasters e Dock Bay 7 Food and Cargo.

E claro que tem muitas lojinhas com muitos produtos para fazer os fãs gastarem seus dólares. Grande parte delas fica num mercado imitando uma grande feira, com tudo meio bagunçado e antigo. Tem produtos dos filmes e também merchandising exclusiva da área. Destaco aqui a Black Spire Outfitters, que vende as roupas dos filmes.

Tem duas experiências muito legais na Galaxy’s Edge também. A primeira é a Droid Depot, onde os visitantes podem montar seu próprio droid por US$ 99.99 + taxas. A segunda é a Savi’s Workshop, onde podemos montar nosso próprio sabre de luz personalizado pela bagatela de US$ 199.00 + taxas.

Toy Story Land

Outra área recente do parque é a Toy Story Land. Essa área nos leva para o quintal do Andy e nos deixa do tamanho de brinquedos. Os detalhes são surpreendentes! Enquanto andamos pela land vemos pegadas do Andy no chão, bancos feitos de palito de sorvete ou dominós, lixeiras imitando blocos de montar… Muito criativo.

Uma das críticas dos visitantes quando a área foi inaugurada foi a falta de sombra. Realmente a área é completamente aberta, não tem filas indoor com ar condicionado, então ficamos expostos ao tempo e é muito quente no verão de Orlando. Por isso é melhor deixar para ir nessa parte de manhã ou no fim da tarde.

A principal atração da área é a Slinky Dog Dash, uma montanha-russa familiar onde andamos no cachorro de molas Slinky. Não tem loop ou grandes quedas, mas é super legal e super concorrida. A fila chega facilmente à 2 horas e grande parte dela é externa, o que no calor de Orlando pode ser um suplício. O melhor dos cenários é conseguir um FastPass+ para ela.

Outra atração concorrida da área já é uma velha conhecida do parque: Toy Story Mania. Antigamente ela ficava no Pixar Place, mas ganhou uma nova casa na Toy Story Land. Nessa atração entramos em duplas nos carrinhos e vamos passando por telas 3D com vários jogos diferentes. O objetivo é fazer mais pontos que seu adversário. É uma atração muito divertida e por isso está sempre cheia.

A última atração da área é a Alien Swirling Saucers, que é mais uma atração no estilo das xícaras giratórias. O tema aqui são os aliens de “Toy Story”, é claro, e tem até “O Garra” pendendo do teto no centro.

O único lugar para se comer na Toy Story Land é o Woody’s Lunch Box, um quick service que imita a lancheira do Andy. Como é uma lancheira, as comidas são inspiradas nos lanches que as mães americanas mandam para os filhos: sanduíche de peru, queijo quente, tarts e até sanduíche de s’mores!

Pixar Place

A Pixar Place ficou um pouco morta depois da abertura da Toy Story Land e agora oferece alguns encontros com personagens, ultimamente de “Os Incríveis”. Não tem mais atrações aqui, mas para quem gosta de doce vale a pena passar e pegar um Num Num Cookie na Neighborhood Bakery.

Show noturno

Não existe jeito melhor de encerrar o dia no parque do que assistindo um show noturno. O Hollywood Studios tem dois ou três para escolhermos! O Wonderful World of Animation é um show de projeções no Teatro Chinês mostrando várias animações da Disney. O Star Wars: A Galactic Spectacular também é um show de projeções no Teatro Chinês, mas com os filmes da saga Star Wars.

Mas o grande show noturno do Hollywood Studios é o Fantasmic! É um dos shows mais procurados de Orlando, por isso nunca fica vazio. Ele mistura personagens no palco, transformações de cenário, projeções na água, fogos de artifício… O show é realmente fantástico!

A história do Fantasmic! é a seguinte: o Mickey usa sua imaginação para criar imagens mágicas para os visitantes, mas seus sonhos são invadidos pelas forças do mal, que querem transformá-los em um grande pesadelo. O show traz personagens clássicos, incluindo nossos vilões preferidos, além de uma trilha sonora emocionante.


Agora sim acabou o dia no Hollywood Studios. O parque está passando por muitas mudanças, mas ainda assim vale muito a pena visitá-lo na sua viagem, ainda tem muita coisa pra ver e fazer! Até o próximo post.

O Projeto Orlando está nas redes sociais também!

Deixe seu comentário! Você será notificado (a) por email quando receber uma resposta.