Preparação

O que vestir nos parques de Orlando?

Oi, gente! Hoje eu vou falar de um assunto que pode parecer bem bobo, mas é muito importante, acredite! Eu já cansei de falar aqui no blog que uma viagem pra Orlando é quase uma maratona. Anda-se muito (!) nos parques. Imagine encarar quilômetros de caminhada diária com uma roupa incômoda ou um sapato te machucando. Pra você não passar sufoco, nesse post vou dar dicas do que usar e do que não usar num dia de parque em Orlando.

A primeira dica que eu vou dar é fazer uma mala com opções de calor e de frio, independentemente da época da sua viagem. O tempo em Orlando é muito louco, então mesmo que sua viagem seja num período frio, é bom levar uma opção para o caso de um calorzinho inesperado, e vice-versa. Aliás, a primeira coisa que vai influenciar seu modo de se vestir no parque é o clima esperado no período da sua viagem.

Quando estiver fazendo suas malas, dê uma olhada na previsão do tempo para os próximos dias. Sites como o AccuWeather e o Weather Channel mostram a previsão para os próximos 10-20 dias. Mesmo que eles não acertem tudo, já dá para ter uma boa ideia de como estará o tempo em uma parte da sua viagem.

O que calçar nos parques?

Eu indico fortemente o tênis, especialmente aqueles indicados para caminhada, que são macios e aliviam o impacto. Os All-Star, por exemplo, são duros e praticamente não têm sistema de amortecimento, então não vão te ajudar em nada. É importante escolher um tênis bem confortável, que não te aperte e seja macio.

Eu indico fortemente o tênis, especialmente aqueles indicados para caminhada, que são macios e aliviam o impacto. Os All-Star, por exemplo, são duros e praticamente não têm sistema de amortecimento, então não vão te ajudar em nada. É importante escolher um tênis bem confortável, que não te aperte e seja macio.

Acho legal levar um chinelo na mochila nos dias de Islands of Adventure e de SeaWorld, porque eles têm atrações que molham muito. Na hora de ir nessas atrações é só colocar o seu chinelinho para não molhar seu tênis, porque ficar andando com o tênis molhado pelo resto do dia é muito ruim. Para os parques aquáticos, é claro, o chinelo é uma excelente opção!

Muita gente gosta de andar nos parques com os sapatos da Crocs, mas eu pessoalmente não acho que sejam a melhor opção. Eles são super confortáveis e macios, mas aquele material deles roçando no seu pé todos os dias, especialmente no calor, pode te machucar feio.

Meu voto vai para os tênis mesmo! Como eu disse, os parques são como maratonas – são quilômetros de caminhada todos os dias. Muita gente já mediu a distância percorrida e estima-se que os guests andem mais de 10 km por dia nos parques! O que você calçaria pra uma caminhada de 10 km? (Fonte: Disney Parks Moms Panel)

Que roupas usar nos parques?

Conforto em primeiro lugar. Ninguém liga muito para estilo nos parques, as pessoas vão mesmo preparadas para se cansarem, por isso optam por roupas confortáveis. Claro que dá para juntar o conforto ao estilo, muita gente tem essa capacidade. O importante é se sentir bem. Só não vale a pena vestir algo que te incomoda para ficar arrumado(a) ou sacrificar os pés com um sapato bonito.

Não se preocupe com restaurantes dentro dos parques, pois nenhum deles exige dress code, por mais sofisticado que seja. É bem raro ver alguém arrumado para esses restaurantes, vão todos “com roupa de parque” fazer sua refeição.

A dica de ver a previsão do tempo vale aqui também. Dê uma olhada nos aplicativos de previsão antes de se arrumar para um dia de parque. Só assim você vai saber como você deve se vestir para não passar calor nem frio.

O que vestir nos parques: primavera e verão

A primavera nos Estados Unidos é de março a maio. O primeiro mês costuma ser fresquinho, com temperaturas agradáveis. Não sendo friorento dá até para usar bermuda/short, mas se quiser usar uma calça jeans não vai ser nenhum sofrimento. Um casaquinho para usar de manhã e à noite vai bem também.

Conforme os meses vão passando, a temperatura vai aumentando para a chegada do verão. Em abril os dias começam a esquentar, mas as noites continuam fresquinhas. Já em maio, o calor chega para valer!

O verão nos Estados Unidos vai de junho a agosto e o verão de lá é quente MESMO! Prefira as roupas mais frescas possíveis: short, blusinhas leves, camisetas, bermudas. Como Orlando tem um sol pra cada um, não podemos esquecer o protetor solar e é interessante levar óculos escuros e boné ou chapéu para proteger a cabeça e o rosto. Prepare sua capa de chuva também, porque chuvas de verão caem praticamente todos os dias.

Para quem é muito friorento e/ou está com crianças pequenininhas, é bom levar um casaquinho leve, porque dentro das atrações e lojas o ar condicionado é bem forte. Não é todo mundo que se incomoda com isso, mas tem gente que passa frio. É bom também para amenizar o choque térmico de entrar numa loja super gelada e sair no calor escaldante.

Para quem está com crianças pequenas, é legal levar uma roupa de banho. A maioria dos parques têm playgrounds molhados e sempre tem um monte de criança se divertindo e aliviando um pouco o calor neles. Aliás, mesmo que você não pretenda visitar um parque aquático, leve uma roupa de banho para você também! Vai que bate a vontade de usar a piscina do hotel. 😉

O que vestir nos parques: outono e inverno

Setembro ainda é um mês bem quente, então as dicas acima continuam válidas. Normalmente em outubro as temperaturas começam a cair, os dias ficam mais frescos e as noites mais frias. Já dá para usar calça jeans e blusas de manga sem sofrer. Novembro já é um mês mais frio, as noites são bem frias, e as temperaturas vão caindo conforme o mês vai passando.

O inverno começa em dezembro e vai até fevereiro nos Estados Unidos. Não subestime o frio da cidade só porque ela está na Flórida, porque as temperaturas podem ficar abaixo de 10°C. Por isso prepare calças mais grossas, blusas de manga comprida e casacos.

A dica é se vestir em camadas: calça, uma blusa comum, uma blusa mais quente e o casaco por cima, se necessário. Desta forma você consegue se adaptar à temperatura ao longo do dia, sem ficar suando ou passando frio. Como esperamos e assistimos aos shows noturnos ao ar livre, vale levar luvas, toca e cachecol.

O frio continua até a primeira quinzena de fevereiro, sendo janeiro historicamente o mês mais gelado do ano. Nesses meses eu recomendo segunda pele para quem não é muito resistente ao frio, porque as temperaturas podem ficar bem próximas de 0°C. Somente a partir da segunda quinzena de fevereiro, já quase em março, é que o moletom costuma voltar a adiantar.

O que vestir nos parques aquáticos?

Minha recomendação para os parques aquáticos é evitar ficar só de biquíni ou sunga, porque eles podem sair do lugar (de verdade) nas atrações. É mais seguro ir de maiô ou bermuda ou colocar short por cima do biquíni. O Discovery Cove é a exceção, porque não tem tobogãs e atrações desse tipo e quando a experiência exige uma roupa especial, o parque oferece.

Não esqueça de levar uma muda de roupa para os parques aquáticos para não ir molhado no carro. Se quiser tomar banho antes de ir embora, os parques têm banheiro com chuveiros, então leve shampoo, condicionador, sabonete, escova de cabelo, desodorante e o que mais for usar. O Volcano Bay e o Discovery Cove têm sabonete, shampoo e condicionador nos boxes, mas os outros não têm. Você pode levar também uma toalha do hotel para não ter que pagar por uma nos parques. Só não se esqueça de devolver. 😉

O que não usar nos parques?

  1. Salto. Por mais baixo que seja, vai te matar ao longo do dia. A não ser que você precise do salto por alguma razão médica, não é recomendado.
  2. Sapatilhas. Principalmente no calor, o material delas arrastando na sua pele o dia inteiro, com certeza vai criar bolhas doloridas.
  3. Saias ou vestidos muito compridos (ou muito curtos). São roupas incômodas para entrar e sair das atrações, fora que algumas têm o prendedor do cinto entre as pernas.
  4. Roupas apertadas. Andar o dia inteiro com uma roupa que não te dá muita mobilidade ou que dificulta sua circulação não é legal.
  5. Camisetas de cunho ofensivo. Está no regulamento: os parques da Disney e Universal se reservam o direito de barrar um visitante com algo desse tipo (blusa com palavrões ou símbolos controversos, por exemplo).

Cada um deve vestir o que quiser e o que fizer a pessoa se sentir bem, claro. Aqui só dei minha opinião, porque já errei nas escolhas e me arrependi. Lembrando que esse foi um post de como se vestir para um dia de parque. Os outros passeios da cidade são outra situação.

Até o próximo post!

O Projeto Orlando está nas redes sociais também!

Deixe seu comentário! Você será notificado (a) por email quando receber uma resposta.